Olho D´água Grande realiza I Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, em parceria com o CONANDA, o Conselho Tutelar e as secretarias municipais, realizou nesta quarta-feira (28), a I Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente. Com o tema “Proteção Integral, diversidade e enfrentamento das Violências”, o evento ocorreu no Ginásio Poliesportivo e contou com a presença de alunos das escolas do município, bem como de profissionais da rede de atendimento à criança e ao adolescente (assistência social, saúde, educação), Conselho Tutelar, Poder Judiciário, Ministério Público, Câmara de Vereadores, associações comunitárias e comunidade em geral. O evento contou ainda com a ilustre presença do prefeito Zé Adelson e do Promotor da Comarca de Porto Real do Colégio, Dr Arlen da Silva Brito.

A condução dos trabalhos foi realizada pelo adolescente, Ícaro, que destacou sobre os principais pontos abordados em cada eixo temático da conferência, de modo que todos os participantes fizessem o levantamento das necessidades das crianças e adolescentes olhodaguenses. Com coffee break, apresentações culturais e uma vasta programação, durante todo o dia, os representante puderam discutir e avaliar a construção de propostas voltadas para a afirmação do princípio da proteção integral desse público nas políticas públicas, fortalecendo as estratégias e ações de enfrentamento às violências.
Para o prefeito Zé Adelson, as crianças e os adolescente são prioridade absoluta em todas as políticas públicas da sua administração. “É dever de todos nós, inclusive das famílias, garantir os direitos das crianças e adolescentes. Por isso, é necessário reafirmarmos a importância de espaços como este para a estimulação da participação social, contribuindo não apenas com o desenvolvimento pessoal, mas com o desenvolvimento da comunidade em que esses jovens estão inseridos”, destacou.