Com o objetivo de auxiliar os profissionais no planejamento, monitoramento, avaliação e controle de ações voltadas para o idoso, a secretaria municipal de saúde de Olho D´água Grande, deu início, na UBS da Ponta da Serra, à implantação da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, que visa ser utilizada não só como um mini-prontuário, mas também, como ferramenta para se conhecer e acompanhar o perfil desse público atendido nas Unidades de Saúde do município.

A secretária de saúde, Maria Vieira, explica que a Caderneta, criada pelo Ministério da Saúde, visa organizar o acompanhamento da saúde dessa população, de forma que o idoso consiga se programar nos compromissos e cuidados. Além disso, também funciona como um instrumento para alertar os profissionais das unidades de saúde nos aspectos que precisam ser acompanhados no perfil de cada usuário.

“Iniciamos a implantação por essa Unidade, e pretendemos ampliar para todas as outras, onde, com a caderneta, esses usuários chegarão para o atendimento munidos com todas as informações fundamentais. Nela, são anotados os dados pessoais do idoso, todas as doenças que ele tem, acompanhamento de glicemia, pressão, e o histórico da saúde dele, além de ter orientações de prevenção de quedas, alimentação, saúde bucal, entre outras dicas para uma vida saudável”, concluiu.

Fonte: Ascom

Fechar Menu
Close This Panel